quarta-feira, 17 de setembro de 2008

A EDUCAÇÃO FÍSICA MENTE

Mente, João Paulo Subirá, 1948-nome do capitulo.Jn:
Educação Física cuida do corpo e... “mente” : Bases para a renovação física / João Paulo Subirá Medina. – 9° ed. – Campinas, SP: Papirus, 1990. – (Coleção Krisis)
1 Medine. Educação- Filosofia 2. Educação física 3. Educação física- Brasil 4.Educação
física – Estudo e ensino5. Política da educação I. Titulo II. Série: Krisis.

O referido texto tem como objetivo relatar alguns conceitos sobre a educação física. O autor decorre sobre uma temática, que envolvem vários aspectos em que pode influenciar a ciências .Outrora prevalecia a idéia empírica, mais para maior abrangência surge o conhecimento sistematizado que hoje não é mais visto como um fenômeno. Nesta perspectiva a luz dos conceitos nos traz a toma à característica, e fatores que desenvolve o perfil de uma profissional na área acadêmica de educação física. O advento da ciência é movido pelos fatores determinados ou, seja, comprovado. Mais não podemos desprover os conceitos históricos, que cujo elemento nos serve como conhecimento significativo da, transformação que cujo elemento baliza em reflexição sobre a ciência. Diacordo com conceitos podemos identificar que existe uma grande disparidade entre saúde e bem estar físico, porque nem tudo funciona de maneira positiva e progressiva, tudo isso ocorre porque muitas vezes não estamos entendendo aquilo que estamos vivenciando, diante da sociedade. A educação física é vista como a ciência, porque tudo ocorre de maneira dinâmica, para mais a educação física, muitas vezes é desenvolvida por métodos que envolvem alguns equívocos da falta de profissional preparado, assim levando o desafio do corpo humano de forma terrível, deste modo causando grande conseqüência para a evolução dos conceitos científicos e culturais.




Palavras-chaves educação, ciência, conhecimento






¹ Estudo na FAMAM em Licenciatura de Educação Física lucyaleffe@hotmail.com
² - professor e orientador.

ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BASICA: Relações com a antropologia

José Guilmar de Oliveira (Organizador)
Bernardo, B. Introdução aos estudos etno-antropológicos.
Lisboa, Edições 70, 1992.



Resenha: O presente estuda argumento que o atual paradigma da antropologia pode ser explicado pelos autores. O centro norteador desse estudo tem como foco principal os aspectos culturais. Enfatizando que cada individuo possuam suas especifecidade, e isto devem ser respeitadas pela sociedade, as diferença não só física, mais também as culturais, para que estas características possam emergir de forma saudável. Podemos ver que certo aspecto cultural é universal, mais dimensionado em grande heterogeneidade, mais o homem atavie de suas necessidade básica cria um certo mecanismo para direciona outros costume e atos. Os valores ético e moral do endivido surge no bojo familiar e a escola tem como papel principal moldar a peculiaridades de cada endivido, para que este possa inserir na sociedade, é pressuposto que este processo seja feito atavies de um profissional,e não por qual pessoa de forma trivial. O estudo da antropologia serve como embasamento para destingir as atividades motoras do corpo humanos, alteráveis da ciência foi consolidado que o corpo humano é visto com um ser móvel, um elemento capaz de demonstra uma linguagem corporal, em que pode ser interpretada por toda raça humana.Nesta perspectiva podemos ver como a antropologia incide, com justificativa dando ênfase no conceito da educação física, que vai além das técnicas, mais sim capaz de fazer com que o endivido muitas vez desenvolva atitudes surpreendente para si mesmo.



:antropologia;educação física;corpo humano Palavras-chave








_________________________
¹Estudante na FAMAM em licenciatura de educação física 2007.2 lucyaleffe@hotmail.com
² Professor orientador